não namore rosa santos da nina moreno (@plataforma21)

Este livro estava na minha tbr há muito tempo, por causa de toda a hype na gringa e também porque vi muitos leitores (latinx) realmente gostaram da história (que é #ownvoices, ou seja, a autora também é latina), então, mesmo sabendo pouco sobre o enredo (do jeito que eu gosto), eu tinha certas expectativas. Aí, presa na quarentena, pensei: por que não começar Não Namore Rosa Santos, não é mesmo?

*pequeno aviso: eu li o livro na versão original, mas a Plataforma21 já traduziu o livro no Brasil*

Enfim, vamos começar a resenha.

Não Namore Rosa Santos
por Nina Moreno (trad. Isadora Próspero)
Gênero: Jovem adulto, contemporâneo
Páginas: 342
Nota: ★★★★
Sinopse: Dizem que as mulheres da família Santos são amaldiçoadas. As águas do mar tragaram os homens que elas amaram. E é por isso que namorar Rosa é um mau agouro, especialmente para garotos com um barco.
Ela vive numa cidadezinha no sul da Flórida. Mas seu grande sonho é conhecer Cuba, a ilha que sua família deixou para trás há alguns anos. Para realizá-lo, precisa entrar numa faculdade que ofereça um programa de intercâmbio. E aí está o grande dilema de Rosa: contar para sua abuela, a curandeira mais amada da comunidade, sobre suas intenções. Ah, e ela não pode se esquecer de mencionar esse plano para a mãe… que sempre está chegando e partindo.
Entre duas culturas e tantas escolhas, Rosa Santos precisa encontrar seu lugar além do horizonte. Quem sabe, nesse meio-tempo, ela também possa quebrar a maldição e enfim ser livre para se apaixonar.
“Eu era uma coleção de hifens e palavras bilíngues. Sempre pega no meio. Duas escolas, duas línguas, dois países. Nunca muito certa ou suficiente para qualquer um. Meus sonhos foram financiados por um empréstimo feito muito antes de mim, e eu paguei com culpa e sucesso. Paguei de volta cuidando de um jardim cujas raízes não consegui alcançar.”― Nina Moreno, Não Namore Rosa Santos

A leitura não foi nem um pouco chata. Eu estava procurando um livro para me livrar do tédio e as tragédias diárias no noticiário e Não Namore Rosa Santos acabou funcionando pra mim para mim nesse sentido. Eu li de uma vez só em algumas horinhas e foi leve e divertido (então se você está procurando alguma indicação para se distrair, definitivamente recomendo esse livro).

Eu também consegui me identificar com os personagens em vários momentos(o que é sempre um bônus para mim). A personagem principal é uma aluna estudiosa que tem grandes planos para o futuro e que sente dificuldade em se sentir 'latina o suficiente' (devido ao fato de que nasceu nos Estados Unidos e não em Cuba, como sua mãe e avó). Eu consegui me enxergar na Rosa na sua vontade de estudar no exterior, no seu desejo de conhecer o passado de sua família (também sou neta de imigrantes) e, acima de tudo, pude me identificar com os conflitos geracionais em torno da família Santos.

Falando nisso, o relacionamento das três mulheres que compõem a família Santos, Mimi, Rosa e sua mãe, foi uma das minhas partes favoritas da história. Lendo todas as discussões, as histórias dolorosas e os comentários passivo-agressivos deram camadas a essas três personagens. Eu amei o modo como a autora, Nina Moreno, retratou essas três mulheres. Definitivamente foi o ponto do alto do livro. 

“Eu deveria ter usado melhor a minha dor. Você e sua mãe merecem isso.”― Nina Moreno, Não Namore Rosa Santos

A trama em si tem um papel secundário, na minha opinião. A maioria de seus elementos foi um pouco previsível, mas acredito que o livro gira mais em torno do amadurecimento da protagonista do que do enredo. Em certos momentos, a própria Porto Coral (a cidade onde se passa a história, que precisa ser salva) foi um pouco ofuscado por outros elementos (como o romance, a família Santos etc). Enfim, antes de ler o livro, eu estava esperando meninos fofos (Alex é maravilhoso, gente) e algumas crises existenciais (adoro), e foi basicamente isso o que teve mesmo.

O final para mim foi um pouco agridoce, no entanto. Acho que essa foi uma das razões da minha avaliação de Não Namore Rosa Santos ser quatro estrelas e não cinco. As últimas três páginas do livro não funcionaram para mim e fiquei um pouco decepcionada, mas no geral acho que o livro atendeu às minhas expectativas.

até a próxima!

0 comentários